RSS

domingo, 14 de outubro de 2012


FORTALEÇA-SE!

EXERCITANDO A FÉ



Em Jó 5:4, temos a descrição do poder da fé – “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. Precisamos viver totalmente em dependência de DEUS, buscar SUA Palavra, e esperar a revelação DELE. Precisamos aprender a ouvir SUA voz e, então, dar passos de fé.
Precisamos tomar cuidado para não assumir uma posição de acomodação onde simplesmente mantemos nossas tradições religiosas – Lemos a Palavra, frequentamos a igreja, oramos e temos comunhão com os irmãos. O risco da acomodação é que pouco a pouco, vamos perdendo as convicções sobre a Pessoa de DEUS, E SOBRE O QUE Ele DIZ. Quando não exercitamos a fé, quando não praticamos atos de fé, o mundo é que nos derrota em vez de nós vencermos o mundo.
É assim que mantemos a fé sempre ativa – com expectativa de que DEUS opere. Portanto, assim que recebemos de DEUS uma palavra de orientação, devemos logo começar a agradecer-LHE pela resposta, reafirmando continuamente nossa fé NELE. É como lemos em Colossenses 4:2: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graça.”
Viver pela fé é estar sempre na dependência de DEUS – ESPERAR, atentar, ouvir e, depois disso tudo, agir.
Por: Dan Sherman, em “BATALHA ESPIRITUAL PARA TODO CRISTÃO”

OBEDECENDO E AVANÇANDO



“Eis aqui, tenho começado a dar-te … começa pois a possuir” Dt 2.31.
Muitas vezes a Bíblia nos fala a respeito de esperarmos no Senhor. Toda a ênfase que dermos a este ponto nunca é demais. Facilmente nos impacientamos ante a demora de Deus. Grande parte das nossas aflições provêm da pressa. É como se não pudéssemos esperar o fruto amadurecer, e quiséssemos colhê-lo verde. Não conseguimos esperar pela resposta de nossas orações, embora às vezes sejam necessários longos anos de preparação para que aquilo que pedimos venha a ser nosso. Somos exortados a andar com Deus; muitas vezes, no entanto, Deus anda muito devagar. Contudo, há outra face da lição: Deus freqüentemente espera por nós.
Várias vezes deixamos de receber a bênção que Ele preparou para nós, porque não estamos avançando com Ele. Assim como perdemos muitas bênçãos por não esperarmos por Deus, também perdemos outras por esperarmos além do tempo. Há ocasiões em que a nossa força se revela em permanecermos quietos, mas há também ocasiões em que devemos avançar com passo firme, em obediência à Sua orientação.
Muitas promessas de Deus estão condicionadas a um começo da ação da nossa parte, isto é, quando começamos a obedecerDeus começa a abençoar-nos. Grandes promessas foram feitas a Abraão, mas nenhuma delas poderia ter sido alcançada se ele ficasse esperando na Caldéia. Ele teve de deixar lar, amigos, o país, e sair por veredas desconhecidas, continuar avançando em constante obediência, a fim de receber as promessas. Os dez leprosos receberam a ordem de ir apresentar-se ao sacerdote, e, “indo eles, foram purificados”. Se tivessem esperando para ver a purificação em seu corpo antes de saírem, nunca a teriam visto. Deus estava esperando, para purificá-los; e no momento em que sua fé entrou em ação, a benção veio.
Quando os israelitas estavam sem saída, perseguidos pelo exército junto ao mar Vermelho, Deus lhes ordenou que marchassem. Seu dever não era mais esperar, mas levantar-se dos seus joelhos e avançar no caminho da fé. Também em outra ocasião receberam ordem de mostrar sua fé, avançando diante do Jordão quando suas águas corriam e transbordavam pelas margens. Eles tinham na mão a chave para abrir o portal da Terra Prometida, mas a porta não se moveria, enquanto não se chegassem a ela e a destrancassem. Aquela chave era a fé.
Nós somos colocados diante de certas batalhas. Dizemos que nunca seremos vitoriosos, mas quando entramos no conflito, Alguém se achega e luta ao nosso lado, e por meio Dele somos mais do que vencedores. Se, temendo e tremendo, tivéssemos ficado à espera da manifestação de nosso ajudador, antes de entrarmos na batalha, teríamos esperado em vão. Deus está esperando para derramar ricas bênçãos sobre nós. Avancemos confiantes e tomemos o que é nosso –  Eu tenho começado a dar-te, começa a possuir.
Por: J. R. Miller, em “A ESTRELA DA MANHÔ

COLHEITA DEMORADA


“Dele vem a minha esperança” Sl 62:5.
A negligência que geralmente demonstramos para com a resposta às bênçãos que pedimos, mostra como há pouca realidade em nossas orações. O agricultor não se satisfaz sem a colheita; o atirador observa se a bala atinge o alvo; o médico aguarda o efeito do remédio que aplicou; por que não se importará o crente com o efeito da sua oração?
Toda oração, feita com fé, segundo a vontade de Deus, segundo as Suas promessas, ofeerecida no nome de Jesus e sob a influência do Espírito Santo, quer seja por bênçãos temporais ou espirituais, é ou será plenamente respondida. Deus sempre atende às orações de Seu povo, fazendo aquilo que mais contribuirá para a Sua glória e para o bem-estar espiritual e eterno dos Seus.
Assim como sabemos que Jesus Cristo nunca rejeitou ao pecador que se achegou a Ele buscando misericórdia, também cremos que nenhuma oração feita em Seu nome será vã. A resposta à oração é certa, embora talvez não estejamos discernindo a sua chegada. A semente que jaz sob o solo no inverno está lançando raiz, com vistas a florescer e frutificar, embora ainda não apareça na superfície do solo e pareça morta e perdida.
As respostas demoradas não apenas provam a fé, como nos dão oportunidade de honrar a Deus por nossa firme confiança Nele, mesmo diante das aparentes recusas.
Por: C. H. Spurgeon, em ““PREPARADO PARA O COMBATE DA FÉ”